Manutenção de Software

A vida do seu software não termina quando ele vai para produção. Na verdade, sua vida apenas começou.

Enquanto seu sofware estiver sendo usado, ele deve estar sempre evoluindo. Mudanças no seu software pode ser necessárias devido a várias circunstancias: manter o sistema rodando e atualizado, garantindo que todas as necessidades do seu usuário estão sendo atendidas pelo seu software; lançar novas funcionalidades para resolver problemas não previstos anteriomente ou que apareceram após o lançamento do seu produto; fazer melhorias de performance ou usabiliadde para evitar bugs futuros.

Independentemente da razão, mudanças no software são vitais para sua evolução e sucesso. Por isso, seu software passará por mudanças e entender os diferentes tipos de mudanças que deve afetar seu software é importante para saber que manutenção de software não se resume apenas em corrigir bugs. Na verdade, estudos dizem que mais de 80% das mudanças de um software não estão relacionadas a bugs.

Existem quatro tipos de manutenções de software:

  • Preventiva
  • Corretiva
  • Adaptativa
  • Evolutiva

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva consiste nas ações para evitar a ocorrência de erros no sistema. Isso tende a reduzir a complexidade do software e melhorar a compreensão e fluxo do codigo, facilitando manutenções futuras. Compreende em atualização da documentação, otimização e reestruturação do código.

A atualização da documentação garante que as alterações realizadas foram devidamente atendidas e todas as partes envolvidas estão de comum acordo, centralizando e compartilhando o entendimento do software.

A otimização do código é importante para permitir que o sistema responda rapidamente as requisições do usuario, garantindo eficiência de performance e uma boa experiência do usuário.

Já a reestruturação do código é a pratica de reduzir a complexidade do software, tornando-o mais facil de entender e atualizar.

Esse tipo de manutenção geralmente é responsável por apenas 5% das atividades de manutenção do software.


Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva trata de erros decorrente de design, lógica ou codificação. Erros de Design acontecem quando as alterações no software são feitas de maneira incorreta, incompleta, falta ou erros de comunicação.

Erros de lógica são decorrentes de testes inválidos ou incompletos, erros de implementação das especificações de design e lógica do fluxo do sistema.Todos esses erros são acontecem quando o software não atende as espeficicações técnicas acordas, ou estas não foram bem definidas.

Note que a necessidade desse tipo de manutenção normalmente é apontando pelos usuários finais, porém é importante salientar que algumas vezes, tais requisições na verdade se tratam de melhorias no sistema e não bugs.

Nesse cenário, são realizadas ações para reestabelecer o comportamento desejado do sistema e atender as especificações originais. Contudo, mediante a urgência da situação, algumas vezes são necessárias recorrer a soluções paliativas para evitar maiores transtornos ao usuário.

Esse tipo de manutenção geralmente é responsável por 20% das atividades de manutenção do software.


Manutenção Adaptativa

A Manutenção Adaptativa consiste na implementação de mudanças necessárias para corrigir áreas que foram afetados devido a outras mudanças em alguma outra parte do sistema, ou devido a algum outro fator externo.

Nessa situação pode ser relacionado a alterações no hardware, sistema operacional, regras de negócios ou mudanças na lei, tendo um impacto significante na lógica e design do software.

Esse tipo de manutenção geralmente é responsável por 20 a 25% das atividades de manutenção do software.


Manutenção Evolutiva

A Manutenção Evolutiva envolve principalmente implementações de melhorias ou novas funcionalidades para atender as mudanças de necessidades do usuário.

Esse tipo de manutenção engloba cerca de 50 a 55% de todas as atividades de manutenção do software.

Tais melhorias são acrescentadas ao sistema mesmo quando não estão relacionadas a erros, melhorando a performance e usabilidade do sistema.




Conclusão

A Manutenção de Software é uma parte essencial do ciclo de vida do desenvolvimento de software, sendo fundamental para seu sucesso.

Manutenção de Software vai muito além de correção de “bugs”, que é apenas um dos quatro tipos de manutenção existentes. A atualização do ambiente do software, melhorias e novas funcionalidades que garantem que as necessidades dos usuários sejam atendidas são todos exemplos de manutenção de software.

Aqui na Supreme Mobile nós fornecemos todo suporte necessário para que seu projeto se mantenha ativo, atualizado e com alta performance, seguindo as melhores linguagens e metodologias de desenvolvimento do mercado, garantindo uma ótima experiencia ao usuário.